De Machado de Assis a Kid Abelha: Barroso manda "indireta cultural" a Bolsonaro

O presidente do TSE usou o Twitter para reagir aos ataques o presidente; nesta sexta, Bolsonaro chamou Barroso de "filho da puta"

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el

Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e membro do Supremo Tribunal Federal (STF), usou as redes sociais nesta sexta-feira (6) para responder aos novos ataques do presidente Jair Bolsonaro. Barroso aproveitou as dicas culturais semanais que ele faz no Twitter para mandar um recado a Bolsonaro.

"DICAS DA SEMANA: Um conto: O alienista, Machado de Assis. Um pensamento: “Aquilo que falam de mim, não me diz respeito”, Mario Quintana. Uma música: Fixação, Kid Abelha", tuitou o presidente do TSE. Barroso é alvo frequente de ataques de Bolsonaro em meio à cruzada golpista do mandatário contra os sistema eleitoral e em favor do voto impresso.

Em discurso feito na segunda-feira, o ministro já havia ironizado a "fixação" de Bolsonaro com ele. "Se eu parar para bater boca, eu me igualo a tudo que quero transformar. Eu vivo para o bem e para fazer um país maior e melhor. Ódio, mentira, agressividade, grosseria, ameaças, insultos são derrotas de espírito. O universo me deu a bênção de não cultivar esses sentimentos e essas atitudes. A obsessão por mim não faz qualquer sentido e, sobretudo, não é correspondida", disse.

Na ocasião, o TSE decidiu acionar o STF para que o Bolsonaro fosse incluído no inquérito das fake news em razão de live contra as urnas eletrônicas em que não foi apresentada prova alguma. Além disso, foi aberto inquérito administrativo para “apurar fatos que possam configurar abuso do poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos, propaganda extemporânea, relativamente aos ataques ao sistema eletrônico de votação e à legitimidade das Eleições de 2022”.

"Filho da puta do Barroso"

A publicação no Twitter é uma clara resposta a Bolsonaro, que voltou a ofendê-lo nesta sexta. "Aquele filho da puta do Barroso”, disse o presidente em conversa com um apoiador em Santa Catarina.

Questionado por jornalistas, Barroso comentou sobre o episódio sem entrar em polêmicas. “Eu gosto de repetir que sou um ator institucional. Eu não sou um ator político. Eu não tenho interesse nem cultivo polêmicas pessoais. A conquista e a preservação da democracia foram as grandes causas da minha geração. E é a isso que eu dedico a minha vida pública. Eu não paro para bater boca, não me distraio com miudezas. Meu universo vai bem além do cercadinho”, disse.

Confira:

https://twitter.com/LRobertoBarroso/status/1423778604954050565