Maia e Doria convenceram Datena a se afastar de Bolsonaro

Projeto político do apresentador de televisão envolveria ser vice de Bruno Covas na disputa da Prefeitura de São Paulo, este ano, e sair como candidato ao Senado em 2022, apoiando a reeleição do atual governador paulista

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O anúncio da filiação de José Luiz Datena ao MDB, que deve aconteceu logo após o carnaval será o resultado de uma bem sucedida articulação entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o governador de São Paulo, João Doria.

O objetivo era afastar o apresentador de televisão do bolsonarismo, e agregá-lo à uma nova aliança nacional entre o MDB, o DEM e o PSDB, em um projeto para estabelecer um novo referente de centro na política brasileira.

No projeto político apresentado por Maia e Doria, Datena ingressaria na política como candidato à vice-prefeito de São Paulo nas eleições deste ano, acompanhando a chapa de Bruno Covas. O cargo lhe daria visibilidade para, em 2022, lançar sua candidatura ao Senado, apoiando a reeleição de Doria ao governo do Estado, ou uma possível candidatura presidencial.

Na semana passada, Datena ligou para o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e avisou que, apesar de “gostar muito do presidente”, não espera contar com o apoio de Bolsonaro nas eleições deste ano.