Maia pressiona Bolsonaro pelo adiamento do Enem

"O #adiaEnem é um pedido de todo o Brasil", declarou o presidente da Câmara

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), publicou nas redes sociais na tarde desta terça-feira (19) uma mensagem cobrando o presidente Jair Bolsonaro sobre o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio em razão da pandemia do coronavírus.

"Sobre o Enem, aguardo uma decisão do governo em relação ao adiamento. Caso o presidente não se posicione, a Câmara vai votar o projeto do Senado que adia a realização das provas e fazer a mudança pelo Legislativo", declarou o parlamentar.

"Mas, repito, espero que o governo decida antes, para não parecer uma medida do Legislativo contra o Executivo. O Congresso tem posição amplamente favorável ao adiamento. O #adiaEnem é um pedido de todo o Brasil", completou.

O movimento Adia Enem foi lançado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e mobilizou artistas, influenciadores digitais, parlamentares e lideranças do movimento social. Segundo eles, a manutenção do exame na data prevista aumenta as desigualdades no ensino superior em razão da suspensão de aulas em escolas públicas e da implementação de ensino remoto em diversas instituições privadas.

A pressão dos estudantes fez com que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reconhecesse a possibilidade no adiamento da prova. Um abaixo assinado de mais de 300 mil assinaturas foi apresentado e as entidades estudantis ainda promovem uma batalha judicial.

No Congresso Nacional, parlamentares e partidos apresentaram projetos de lei e decretos legislativos para barrar a realização do Exame na data prevista. Os textos ainda não foram para votação por decisão de Maia, que espera uma posição do governo Federal.

https://twitter.com/RodrigoMaia/status/1262847141120180225
https://twitter.com/RodrigoMaia/status/1262847142663684098

Temas