Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de fevereiro de 2020, 16h33

Maia sobre taxação de grandes fortunas: “Esse assunto não está na minha agenda”

Presidente da Câmara desmentiu informação que havia sido veiculada pela imprensa

Rodrigo Maia - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Contradizendo a informação divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Estado de S. Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou não considerar taxação de grandes fortunas para a reforma tributária. “Nunca tratei [de taxação] de grandes fortunas e não vou tratar”, disse nesta segunda-feira (10) a jornalistas no Rio.

Jardim havia publicado uma nota em que afirmava que Maia teria essa pauta dentre os pontos a serem discutidos. “Botaram uma nota e eu nunca tratei disse. Não vou ficar aqui agora desmentindo nota. Isso acontece. Eu não penso nada sobre isso, esse assunto não está na minha agenda”, afirmou o parlamentar, garantindo ser contra qualquer movimento que aumentasse a carga tributária.

Maia também delineou pontos que de fato seriam tratados: “Na minha agenda está a possibilidade de tributar lucros e dividendos, reduzindo a alíquota da pessoa jurídica. Não tem aumento de carga tributária nessa operação”.

Ele diz que essa medida poderia estimular as empresas a reinvestir uma parte maior dos seus lucros. “Quando se tributa a pessoa jurídica e não os dividendos, se a pessoa for reinvestir, é tributada novamente. Então ele [empresário] acaba passando o dinheiro para a pessoa física e vai criando um fundo. Tem grandes empresários hoje que estão com fundos enormes porque o sistema beneficia quem faz esse movimento”, defendeu.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum