segunda-feira, 21 set 2020
Publicidade

“Maior pensador brasileiro vivo”: deputado arranca gargalhadas ao falar sobre Olavo de Carvalho

“Maior pensador brasileiro vivo” foi como o deputado Filipe Barros (PSL-PR), representando a liderança do governo, definiu o astrólogo e guru do clã Bolsonaro, Olavo de Carvalho. A fala arrancou risos de parlamentares e outros presentes em reunião da Comissão de Educação da Câmara nesta quarta-feira (27).

A intervenção tentou amenizar as duras críticas dirigidas ao ministro Ricardo Vélez Rodriguez, que participava do encontro e tem sua autonomia na condução da pasta questionada justamente por intervenções de Olavo.

Perguntado diversas vezes sobre as influências do astrólogo nas diversas exonerações no MEC, Vélez afirmou que as decisões são tomadas a partir de critérios técnicos.

A respeito das “brigas políticas” de Olavo de Carvalho, responsável por sua indicação no MEC, o titular da pasta declarou: “Não tomo conhecimento”.

O astrólogo disputa a tutela do ministério com a ala militar do governo e também com o corpo técnico da Educação.

“Quem manda no MEC?”, ouviu Vélez de deputados, ao destacarem que Olavo de Carvalho atua pelo Twitter, dos Estados Unidos.

Sobre o guru, o ministro disse apenas que admira suas “ideias gerais”.

Desconhecidos

O deputado Gastão Vieira (PROS-MA) ironizou a capacitação dos nomes escolhidos para auxiliar o ministro na condução da pasta.

“Em 20 anos na Educação, é a primeira vez que não conheço ninguém nomeado no MEC”, pontuou o parlamentar, que milita na área.

 

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Vinicius Lousada
Vinicius Lousada
Jornalista formado pela Unesp, com atuação em coberturas legislativas. Cursou especialização em História, Cultura e Poder. Estuda Gestão em Políticas Públicas. É repórter da Sucursal da Fórum em Brasília.