Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de outubro de 2018, 16h44

Maior rede de apoio a Bolsonaro do Facebook é excluída depois de denúncia do Estadão

Rede social retira 68 páginas e 43 contas que formavam o maior grupo pró-candidato militar da internet

Foto: Fotos Públicas

Um grupo de 68 páginas e 43 contas foi excluído pelo Facebook, nesta segunda-feira (22), que, formava a maior rede favorável ao candidato Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com a empresa, os proprietários das páginas violaram as políticas de autenticidade e spam, ao desenvolver contas falsas e múltiplas com os mesmos nomes para administrar essa rede. As informações são de Luiz Fernando Toledo, do Estado de S.Paulo.

Essas páginas, controladas por um grupo com o nome de Raposo Fernandes Associados (RFA), tinham mais engajamento na internet do que jogadores e artistas famosos internacionalmente, como Madonna, Anitta e Neymar.

O problema ganhou notoriedade depois de reportagem do Estadão, que apurou detalhes da investigação sobre a RFA em parceria com a ONG americana Avaaz. A matéria mostrou como um casal – o advogado formado pela USP Ernani Fernandes e sua mulher, Thais Raposo – montou um “império” de páginas e sites com apoio de conhecidas figuras de extrema direita do País, como Alexandre Frota e Marcelo Reis, do Revoltados Online. O Facebook investigava a rede há meses em sigilo.

O Estadão revelou que apenas nos últimos 30 dias, os endereços dessa rede pró-Bolsonaro alcançaram 12,6 milhões de interações no Facebook e mais de 16 milhões de pessoas os seguem.

“Autenticidade é algo fundamental para o Facebook, porque acreditamos que as pessoas agem com mais responsabilidade quando usam suas identidades reais no mundo online. Por isso, exigimos que as pessoas usem seus nomes reais e também proibimos spam, uma tática geralmente usada por pessoas mal-intencionadas para aumentar de maneira artificial a distribuição de conteúdo com o objetivo de conseguir ganhos financeiros”, afirma a nota divulgada pelo Facebook.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum