Maioria do STF vota para impedir Bolsonaro de acabar com conselhos federais criados por lei

Esta foi a primeira vez que o plenário do STF analisou uma ação que contesta ato de Bolsonaro como presidente. A proposta foi apresentada pelo PT

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria, nesta quarta-feira (12), para impedir, de forma provisória, Jair Bolsonaro de extinguir conselhos da administração pública federal que tenham amparo em lei. A maioria dos ministros entendeu que o presidente não pode, unilateralmente, como por decreto, por exemplo, acabar com conselhos da administração federal que tenham sido criados por lei, que foram aprovados no Congresso Nacional.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Contudo, a Corte liberou que o presidente elimine conselhos que tenham sido instituídos por decreto ou ato normativo inferior, como portarias e resoluções.

No momento em que a maioria foi formada, Luiz Fux (que preside o STF na sessão desta quarta) suspendeu o julgamento para o intervalo.

Liminar Ao final, o tribunal pode conceder liminar proibindo o presidente de acabar com os conselhos. No entanto, os ministros podem estender a decisão, proibindo que Bolsonaro acabe também com os conselhos que não foram criados com autorização do Legislativo.

Esta foi a primeira vez que o plenário do STF analisou uma ação que contesta ato de Bolsonaro como presidente. A ação julgada nesta quarta foi apresentada pelo PT.

Temas