Maioria no PSB é a favor de federação com PT e partidos de esquerda para eleição de Lula

Em jantar com o presidente da sigla, Carlos Siqueira, 24 dos 30 deputados se mostraram favoráveis à federação. PSB agora deve colocar em votação em diretórios regionais e nacional.

Lula e Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB - Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em um jantar informal com o presidente da sigla, Carlos Siqueira, 24 dos 30 deputados do PSB manifestaram ser favoráveis a criar uma federação com o PT e outros partidos de esquerda, como PCdoB, PV, Psol e Rede, unindo esforços para a eleição de Lula em 2022.

Segundo reportagem de Raphael Di Cunto e João Valadares, do Valor Econômico, estiveram no encontro 25 dos 30 parlamentares da legenda e apenas um se manifestou contra a federação.

A reunião não era deliberativa, mas foi feita por Siqueira para avaliar a posição dos deputados e sentir o clima no partido.

Agora, o presidente do PSB deve convocar os presidentes dos diretórios estaduais e depois o diretório nacional para decidir.

“O ponto chave é que o indicativo da bancada foi aprovado com a inclusão do PT”, disse o líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral (PE).

Apenas o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) se posicionou contra à inclusão do PT, alegando que divergências entre os dois partidos no Rio Grande do Sul.

A sondagem fortalece as negociações com o ex-governador paulista, Geraldo Alckmin, que estuda deixar o PSDB para se filiar à sigla e, assim, aprofundar as negociações para ser vice de Lula na chapa.