Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de junho de 2018, 10h51

Mais da metade dos brasileiros não quer saber de Copa, diz Datafolha

Manifestoches e coxinhas, corrupção na CBF, crise econômica e política. Uma nação que está infeliz e nem ai para o futebol

Na década de 70, parte da esquerda considerava o futebol brasileiro e, particularmente a Copa do Mundo, como pão e circo. Algo a ser denunciado e, melhor ainda, ignorado, em detrimento da ditadura, que estimulava o evento. A estratégia dos partidos clandestinos de então parece ter dado certo apenas agora, quase 50 anos depois.

A pesquisa Datafolha indica que o desinteresse pelos brasileiros com a Copa disparou a apenas uma semana da estreia da nossa seleção, no próximo domingo (17), contra a Suíça, às 15h (horário de Brasília).

De acordo com a pesquisa, 53% dos brasileiros afirmam não ter interesse nenhum pelo mundial, um aumento de 11% em relação a janeiro, quando o índice de desinteressados era de 42%.

Mulheres são as mais desinteressadas

Quando as mulheres são perguntadas, o índice aumenta ainda mais e sobre para 61%. Os outros maiores desinteressados são pessoas de 35 a 44 anos (57%), moradores da região Sul (59%) e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos (54%).

Segundo o Datafolha, a marca de agora é a pior da série histórica às vésperas do torneio desde 1994, quando o instituto fez a pergunta pela primeira vez.

O Datafolha ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios na quinta (7) e sexta-feira (8), e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Manifestoches

Por mais que se procurem razões, é certo que colaboram para este desinteresse a má fase econômica e política que o país passa, com uma grande crise de representação. Além disso, após as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff, a camisa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a ser identificada, ao menos por metade do país, como símbolo dos coxinhas, da direita, sendo satirizados até em escola de samba como manifestoches.

Não bastasse isto, a própria CBF, bem como a FIFA, se envolveram em casos de corrupção, inclusive com dirigentes presos.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum