Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de dezembro de 2019, 17h22

Mais de um terço dos seguidores de Bolsonaro são robôs, aponta levantamento de Joice Hasselmann

O dossiê apresentado pela ex-líder do governo na CPMI das Fake News mostra que Bolsonaro tem mais de 1 milhão de robôs como seguidores

Foto: Isac Nóbrega/PR

O dossiê apresentado pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News nesta quarta-feira (4) expôs  dados de que o presidente Jair Bolsonaro tem, pelo menos, 1,4 milhão de robôs como seguidores. Isso representa mais de um terço dos 5,4 milhões de seguidores do ex-capitão.

Utilizando um aplicativo da ferramenta Botometer, descrito como uma “metodologia desenvolvida por cientistas de dados da Universidade de Indiana EUA para identificar robôs”, Hasselmann revelou que ao menos 38% dos seguidores do presidente Jair Bolsonaro são robôs. O número absoluto dos bots se aproxima da quantidade de seguidores de Fernando Haddad, candidato do PT derrotado no segundo turno nas últimas eleições.

Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho “03” do presidente, também é beneficiado pelas contas fake. Dos seus 1,7 milhão de seguidores, 468 mil são robôs. A conta recém-criada do Aliança Pelo Brasil, partido pretendido pelo ex-capitão, também conta com fake nas suas fileiras – 26 mil.

Reprodução

As características dos bots são: “Perfil: pouca personalização do perfil, sem foto, idioma, localização, etc; Padrão social: sem conteúdos originais, retwittam conteúdos vindos de poucos perfis; Atividade: seguem o mesmo padrão de atividade, atuando em conjunto, ao mesmo tempo, com o mesmo conteúdo, em enorme quantidade em curto período”.

Os slides mostram ainda a estrutura do “Gabinete de Ódio”, comandado por Carlos Bolsonaro, e explicam também como funciona o “mecanismo”, isto é, a hierarquia da rede de fake news. Segundo a deputada, quem determina o alvo das notícias falsas é Eduardo Bolsonaro.

Confira a íntegra da apresentação de Power Point aqui.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum