Mais recuo: governo Bolsonaro agora estuda volta do horário de verão

O Ministério de Minas e Energia pediu novos estudos ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para avaliar a volta da medida

Torre de distribuição de energia elétrica de alta tensão (Foto Marcos Santos/USP Imagens)
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério de Minas e Energia pediu novos estudos ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para avaliar a volta do horário de verão, apesar de considerar que a medida teria impacto limitado no consumo de eletricidade do país e não ajudaria a enfrentar a crise energética atual.

A medida seria mais um recuo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que extinguiu a medida em 2019.

O ministério afirma em nota que "a contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno".

"Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda", mas, mesmo assim, que pediu que o ONS "reexaminasse a questão".

Vários setores como o de turismo, serviços e shoppings centers pressionam o governo pelo retorno do programa. Além da possibilidade de economizar energia, eles seriam beneficiados com o aumento da circulação de pessoas no início da noite.

Com informações da Folha