O que o brasileiro pensa?
17 de janeiro de 2020, 17h46

Mandioca no Bombril: Globo flagra anotações de Roberto Alvim

Repórter que ficou esperando horas por entrevista que não aconteceu aproveitou a saída de Alvim e fotografou uma lousa usada pelo ex-secretário de Cultura e encontrou outras referências à Alemanha para além do discurso nazista

Foto: Reprodução

Demitido da Secretaria Especial de Cultura, Roberto Alvim deixou para trás algumas anotações antes de sair correndo de seu gabinete para atender a um chamado do Planalto – que iria formalizar a demissão do dramaturgo após a gravação de um vídeo nazista.

Depois de deixar jornalistas do O Globo esperando para entrevista, o ex-secretário deixou o gabinete sem conversar com o jornal após ser chamado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma conversa. A repórter Paula Ferreira, então, entrou na sala e fez alguns cliques no local.

As fotos captadas mostram desenhos e escritos de Alvim em uma lousa de papel. Em uma das folhas, havia um desenho de uma cruz com a inscrição “Cultura, base da Pátria”. A imagem parece ser uma referência aos templários, mas, nas redes sociais, foi levantada a hipótese de representar a cruz usada pelo exército nazista alemão.

Em outra página do grande bloco de papel havia uma anotação “Mandioca no Bombril” com um desenho que parecia de Graúna, personagem do cartunista Henfil.

Além dessas mensagens, a repórter flagrou anotações que podem indicar os possíveis indicados para comandar a Fundação Zumbi dos Palmares no lugar de Sérgio Camargo: Tatiana Alvarenga e “Pastor MG”. Alvarenga foi indicada por Damares Alves e o Pastor, provavelmente ligado a RR Soares, foi sugerido pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum