Manifestação fascista dos “300 do Brasil” não tinha nem 30, de acordo com câmera do STF

O próprio Sérgio Moro ironizou a manifestação pelo Twitter: “Tão loucos mas, ainda bem, tão poucos”

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Imagens das câmeras de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) mostram que a manifestação do grupo de extrema-direita 300 do Brasil, neste sábado (30), em Brasília, não tinham, de fato, nem 30 manifestantes.

O próprio ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, que rompeu com o bolsonarismo, usou o Twitter na manhã deste domingo (31) para ironizar a manifestação bizarra de Sara Winter e seu grupo “300 do Brasil” contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Tão loucos mas, ainda bem, tão poucos. O único inverno chegando é o das quatro estações”, tuitou Moro. A indireta está na palavra “inverno”, que faz referência ao “Winter” – inverno em inglês – no nome da militante bolsonarista.

Alvo do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a máquina de fake news e ataques às instituições de bolsonaristas, a ex-funcionária do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, Sara Winter, liderou na madrugada desta domingo (31) um protesto bizarro em frente ao prédio da Corte em Brasilia. 

Sara estava com os seus ‘300 do Brasil’, grupo que segundo ela mesma teria membros armados. Mascarados e segurando tochas, o grupo praticamente reeditou uma marcha da Ku Klux Klan (KKK), grupo supremacista estadunidense que ficou famoso por perseguir negros. Supremacistas modernos também costumam a usar tochas em suas atividades.

Com passos marcados, como soldados, os presentes no ato gritavam “ahu”, expressão que vem se tornando comum entre grupos de extrema-direita ao redor do mundo. 

Com informações da coluna de Guilherme Amado