Manutenção de prisão de Daniel Silveira será decidida pela Câmara; Lira diz que seguirá "Constituição"

Como deputado, Silveira tem prerrogativa constitucional e não pode ser preso, "salvo em flagrante de crime inafiançável". Arthur Lira colocará caso em votação entre parlamentares, que decidirão se mantêm a prisão ou libertam o colega

Jair Bolsonaro, Arthur Lira e Daniel Silveira (Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

A prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) vai dominar os debates na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17), quando os parlamentares devem decidir se mantém a ordem judicial determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ou se libertam o colega.

Como deputado, Silveira tem prerrogativa constitucional e não pode ser preso, "salvo em flagrante de crime inafiançável". Nesse caso, o mesmo artigo da Constituição diz que "os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão". Pelo Twitter, na madrugada desta quarta-feira (17),Silveira já anunciou que só dormirá na prisão.

Pelas redes sociais, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou que colocará o caso em pauta para votação no plenário e que conduzirá o "atual episódio com serenidade e consciência de minhas responsabilidades para com a Instituição e a Democracia".

"Para isso, irei me guiar pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição. E pelo único meio civilizado de exercício da Democracia, o diálogo e o respeito à opinião majoritária da Instituição que represento", tuitou.

https://twitter.com/ArthurLira_/status/1361872620543688704