Marcelo Bretas, da Lava Jato, autoriza busca e apreensão contra advogados de Lula

Além de Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, Frederick Wassef, ex-advogado do clã Bolsonaro, é um dos principais alvos da operação. Dos 26 denunciados, 23 são advogados, incluindo ex-ministro do STJ

Marcelo Bretas - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Uma decisão do juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, autorizou uma operação de busca e apreensão em endereços dos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, que atuam na defesa do ex-presidente Lula.

Leia também: Frederick Wassef é um dos alvos de operação da Polícia Federal

A operação investiga um suposto esquema de tráfico de influência no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal de Contas daa União (TCU) para desvio de recursos públicos do Sistema S.

Além dos advogados de Lula, Frederick Wassef, ex-advogado do clã Bolsonaro, é um dos principais alvos da operação. Wassef é suspeito de peculato e lavagem de dinheiro numa outra frente de supostos desvios.

No total, 50 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio, São Paulo e Brasília. Dos 26 denunciados, 23 são advogados, um deles ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de um auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU), do ex-governador Sérgio Cabral e o próprio Diniz.

A Fórum entrou em contato com o escritório de Cristiano Zanin Martins, mas não obteve retorno até a finalização desta reportagem.