Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de novembro de 2019, 16h42

Maria do Rosário doa indenização recebida de Bolsonaro para combate à violência contra mulheres

“Mesmo quando os homens se erguem de forma machista com ódio e desvalorização, quando tentam nos desprezar, saibam que nós somos mulheres que não baixaremos a cabeça em nenhum momento”, afirmou a deputada

Foto: Lula Marques/PT

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) promoveu, nesta terça-feira (19), ato para doação da indenização que recebeu de Jair Bolsonaro, condenado por danos morais pela Justiça do Distrito Federal, em processo que a parlamentar gaúcha moveu contra o então deputado.

A indenização, no valor de aproximadamente R$ 20 mil, foi repassada para sete entidades que atuam no enfrentamento à violência contra mulheres.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Durante o ato, a deputada afirmou que as posturas de Jair Bolsonaro e de seus seguidores têm gerado violência de forma compulsiva no Brasil e dedicou a vitória para as mulheres que se mantém de cabeça erguida.

“Mesmo quando os homens se erguem de forma machista com ódio e desvalorização, quando tentam nos desprezar, saibam que nós somos mulheres que não baixaremos a cabeça em nenhum momento”, afirmou a parlamentar.

As entidades que receberam a doação são de diversos estados brasileiros: Instituto Makarapy (MA), Coletivo Feminino Plural (RS), Casa Renascer/Cedenpa (RN), CFemea (DF), Proame (RS), Criola (RJ) e União de Mulheres de São Paulo (SP). Cada uma recebeu R$ 2.873,43.

As ações

Em 2014, o então deputado Jair Bolsonaro disse que não estupraria Maria do Rosário porque ela “não merecia”. No dia seguinte, reafirmou as declarações em entrevista ao jornal Zero Hora: “É muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria”. A declaração deu origem a duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) e a uma ação cível, movida na justiça do Distrito Federal.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum