Marta Suplicy entra no partido de Paulinho da Força e prega frente ampla contra Bolsonaro em SP

"Nesta arquitetura de Unidade Democrática posso exercer qualquer papel", disse a ex-ministra

Waldemir Barreto/Agência SenadoCréditos: Waldemir Barreto/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

A ex-ministra Marta Suplicy anunciou nesta quinta-feira (2) em suas redes sociais que se filiou ao Solidariedade, do deputado federal Paulinho da Força. A ex-prefeita busca participar da corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo nas próximas eleições e estava sem legenda desde que saiu do MDB.

"Filiei-me ao Solidariedade com a perspectiva de continuar lutando pela construção de uma Frente Ampla para disputar as eleições de 2020 que poderá governar a cidade de São Paulo com força política, competência e compromisso social. Nesta arquitetura de Unidade Democrática posso exercer qualquer papel. Pretensão pessoal não é o que me move neste momento", declarou Marta.

A ex-prefeita aponta que é "inexorável" a "unidade das forças liberais, de centro, progressistas, todas democráticas" contra o bolsonarismo nas próximas eleições.

"A hora é de olharmos para São Paulo com faróis altos colocando como prioridade a superação da gravíssima crise hoje vivida e a diminuição do grande fosso de desigualdades. A união é necessária para termos capacidade e condições de formularmos as respostas para a construção de programas sociais abrangentes e políticas públicas emergenciais", disse ainda.

Marta tem sido vista como uma figura importante no cenário eleitoral paulistano. Ela já foi cogitada como candidata à prefeita ou vice-prefeita por diversos partidos do campo progressista e do centro. A Rede chegou a convidá-la.

Leia a nota na íntegra:

Frente Ampla e Solidariedade

Filiei-me ao Solidariedade com a perspectiva de continuar lutando pela construção de uma Frente Ampla para disputar as eleições de 2020 que poderá governar a cidade de São Paulo com força política, competência e compromisso social.

Nesta arquitetura de Unidade Democrática posso exercer qualquer papel. Pretensão pessoal não é o que me move neste momento.

A situação gravíssima que vivemos requer ousadia, fé, coragem e muita Solidariedade.

A unidade das forças liberais, de centro, progressistas, todas democráticas, coloca-se como inexorável.

Os graves riscos de ordem institucional, econômica, os equívocos e irresponsabilidades de vários governantes, colocam a necessidade da união de todos que, com espírito público, tenham sensibilidade em reconhecer as enormes desigualdades sociais e a necessidade de ações concretas, diretas e urgentes para a diminuição do sofrimento da população.

A perspectiva de focar o futuro da cidade com grandeza e desprendimento impõem-nos o desafio de não incentivarmos ações de isolamento desta ou daquela força politica do mesmo campo democrático. Esse não é um bom caminho. Não faz sentido a promoção de nenhum tipo de sectarismo em detrimento das enormes necessidades da cidade e da população.

Fora de hora e equivocados estão os que insistem, também de forma irresponsável, no debate de disputas internas partidárias voltadas para o próprio umbigo. Não há mais cabimento em apontar a lua mas não conseguir enxergar além do que o próprio dedo.

A lógica da solução eleitoral através de disputas apequenadas devem ser superadas, pois acabam prevalecendo sobre os interesses maiores da cidade e do país.

A hora é de olharmos para São Paulo com faróis altos colocando como prioridade a superação da gravíssima crise hoje vivida e a diminuição do grande fosso de desigualdades.

A união é necessária para termos capacidade e condições de formularmos as respostas para a construção de programas sociais abrangentes e políticas públicas emergenciais.

Está colocado o desafio de abandonar o oportunismo eleitoral e nos centrarmos no que nos une. Colocarmos de lado as divergências acessórias para aprofundarmos projetos urgentes de prevenção sanitária, saneamento básico, cuidados e acolhimento de toda a população, em especial os mais carentes e desprotegidos.

A unidade democrática e progressista poderá ser o instrumento para São Paulo dar um basta ao escandaloso e equivocado desmonte das políticas públicas populares.

Só assim o Brasil poderá abrir caminhos para reencontrar-se e acordar do terrível pesadelo em que se encontra

Marta Suplicy

https://www.facebook.com/MartaSuplicy/posts/3733362490038866?cft[0]=AZVCc3q5jfetc0lmtiNW0ExJL7rRnw8UAhaS2UXYmR9tUKzuUrpoKDIlU4DRWg4T4vCuSnN-Hpa6-mUk7awuPhDtzp3eoAIMyFtQeK8F2nuB_weRuGF18NzwQ4CsVwm4YtCRzc4tBKExquYGYaZs1rIuGJf7fVe7xZygA1oyqjQgjg&tn=%2CO%2CP-R