MDB do Paraná sofre intervenção nacional após tentativa de golpe

Decisão de Baleia Rossi, que dissolveu direção estadual e formou comissão provisória, pode ter impacto nas eleições de 2022

A direção nacional do MDB, comandada pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), decidiu intervir no diretório estadual do Paraná após uma manobra realizada pelo deputado estadual Anibelli Neto de convocar uma convenção sem prazo para inscrição de chapas opositores.

A atitude de Anibelli, que assumiu o comando estadual em setembro após o afastamento de João Arruda diante de candidatura no pleito municipal de Curitiba, foi vista como uma tentativa de golpe interno.

Por conta disso, a medida adotada por Rossi foi a dissolução do comando estadual e a instituição de uma comissão provisória formada por parlamentares das bancadas da ALEP e da Câmara Federal.

Esse grupo, que conta com os deputados federais Hermes “Frangão” Parcianello e Sérgio Souza além do deputado estadual Requião Filho e do próprio Anibelli, será responsável pro convocar uma nova convenção estadual.

Além de interromper a manobra de Anibelli, a intervenção parece fortalecer setores do partido que estavam insatisfeitos com o presidente estadual interino, como o grupo ligado ao ex-governador e ex-senador Roberto Requião.

Requião é apontado, inclusive, como um potencial candidato ao governo do Paraná nas próximas eleições.

Recondução de Rossi

Baleia Rossi foi reconduzido ao cargo de presidente nacional do partido em reunião da Executiva Nacional da legenda. A decisão foi unânime.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR