domingo, 20 set 2020
Publicidade

“Melhor Enem da história”: MEC suspende abertura do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na noite desta segunda-feira (27) que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), previstas para terça-feira, estão temporariamente suspensas. A medida foi tomada após o TRF-3 confirmar a decisão da Justiça de São Paulo em proibir a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Leia também: Problemas no Enem levam três universidades federais a suspender processos seletivos

Segundo o MEC, a decisão da Justiça impediu que o cronograma fosse seguido. O caos instalado no sistema de seleção sob a gestão do ministro Abraham Weintraub – que nega os problemas enfrentados pelo Enem e pelo Sisu – fez com que o Ministério Público recebesse cerca de 172 mil reclamações e obrigou o Judiciário a agir.

No domingo, a desembargadora Therezinha Cazerta, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), negou recurso apresentado pela Advogacia-Geral da União (AGU) que pedia a suspensão da liminar concedida em primeira instância que proibiu a divulgação dos resultados do Sisu. “Mais do que apenas corrigir as provas em que havia o erro gráfico – primeiro aspecto do problema – seria necessário colher uma nova amostra – fazendo-o de um universo em que todas as provas estivessem corretamente corrigidas”, disse a magistrada.

Apesar do atraso nas inscrições, as 251 mil bolsas oferecidas pelo programa poderão ser visualizadas já nesta terça-feira. “Os cronogramas definitivos dos programas de acesso à educação superior serão publicados após descisão final da justiça, tendo em vista que o resultado do Sisu é condição necessária para inscrição no ProUni e Fies”, disse o MEC em nota.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.