Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
27 de janeiro de 2020, 22h04

“Melhor Enem da história”: MEC suspende abertura do ProUni

Decisão judicial impede que os resultados do Sisu sejam divulgados por conta dos problemas na prova

Abraham Weintraub (Foto: Reprodução/Twitter)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na noite desta segunda-feira (27) que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), previstas para terça-feira, estão temporariamente suspensas. A medida foi tomada após o TRF-3 confirmar a decisão da Justiça de São Paulo em proibir a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Leia também: Problemas no Enem levam três universidades federais a suspender processos seletivos

Segundo o MEC, a decisão da Justiça impediu que o cronograma fosse seguido. O caos instalado no sistema de seleção sob a gestão do ministro Abraham Weintraub – que nega os problemas enfrentados pelo Enem e pelo Sisu – fez com que o Ministério Público recebesse cerca de 172 mil reclamações e obrigou o Judiciário a agir.

No domingo, a desembargadora Therezinha Cazerta, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), negou recurso apresentado pela Advogacia-Geral da União (AGU) que pedia a suspensão da liminar concedida em primeira instância que proibiu a divulgação dos resultados do Sisu. “Mais do que apenas corrigir as provas em que havia o erro gráfico – primeiro aspecto do problema – seria necessário colher uma nova amostra – fazendo-o de um universo em que todas as provas estivessem corretamente corrigidas”, disse a magistrada.

Apesar do atraso nas inscrições, as 251 mil bolsas oferecidas pelo programa poderão ser visualizadas já nesta terça-feira. “Os cronogramas definitivos dos programas de acesso à educação superior serão publicados após descisão final da justiça, tendo em vista que o resultado do Sisu é condição necessária para inscrição no ProUni e Fies”, disse o MEC em nota.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum