Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de março de 2019, 17h44

Memória de Ana Fonseca, ex-coordenadora do Bolsa Família, é homenageada com fórum e site

Lançamento do fórum, nesta segunda-feira 25, marca um ano da morte da historiadora e pesquisadora cearense

Foto: Reprodução

A partir desta segunda-feira (25), está no ar, no Facebook, o “Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social”. A data marca um ano da morte da historiadora e pesquisadora cearense Ana Fonseca, ex-coordenadora do programa Bolsa Família.

A iniciativa conta com o apoio de pesquisadores, gestores e técnicos brasileiros e estrangeiros, que trabalharam com Ana ao longo dos anos, além da legião de amigos que ela formou em sua trajetória.

O objetivo do fórum no Facebook é criar um espaço para o monitoramento e debate das políticas sociais, em geral, com ênfase nos programas de transferência de renda, especialmente o Bolsa Família.

A recessão e o desemprego, a reforma da Previdência, os cortes orçamentários nas políticas sociais e o consequente crescimento da pobreza e extrema pobreza são os objetivos da iniciativa, que se inspira no legado de Ana Fonseca.

Associado ao fórum virtual será lançado, em breve, o site www.anafonseca.com.br, que além de oferecer todas as informações sobre a vida e obra da homenageada, será também um repositório de informações na área de transferência de renda no Brasil e no exterior.

Experiências

Ana Fonseca atuou junto às mais importantes experiências em políticas de transferência de renda no Brasil, América Latina e África. Foi responsável pela implantação dos programas Renda Mínima (São Paulo, 2001), Bolsa Família (Brasil, 2003/2004) e Plano Brasil Sem Miséria (2011).

Por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) acompanhou in loco os programas de transferência de renda no Chile, Colômbia, El Salvador, Nicarágua, Paraguai, Uruguai, Honduras, México, Panamá, República Dominicana, na América Latina, e Cabo Verde, na África.

Ana foi pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Universidade Estadual de Campinas.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum