Fórum Educação
08 de agosto de 2018, 12h11

Mesa Diretora da Câmara adia definição sobre cassação de Maluf

Os deputados André Fufuca (PP-MA) e Fábio Ramalho (MDB-MG) pediram vista do caso, em reunião realizada nesta manhã, na casa de Rodrigo Maia; novo encontro deve ocorrer na próxima terça-feira (14)

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira (8), adiar novamente a decisão a respeito da cassação do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP. Durante o encontro, segundo reportagem de Luiz Felipe Barbiéri, do G1, os parlamentares André Fufuca (PP-MA) e Fábio Ramalho (MDB-MG) pediram vista do processo, ou seja, querem ter mais tempo para a análise do caso.

Com isso, pretendem dar mais tempo ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para buscar informações sobre o processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Maluf foi condenado pela primeira turma do STF a sete anos e nove meses de cadeia por lavagem de dinheiro e cumpre prisão domiciliar, em função de seu estado de saúde. Paralelamente à condenação, o STF decretou a perda automática do mandato do deputado.

Contudo, no entendimento dos parlamentares, a prerrogativa de cassação de um congressista é do Parlamento. A questão é tema de uma ação de Rodrigo Maia ao STF em nome da Câmara. Ele questiona se a decisão final sobre a cassação de um deputado seria dos seus colegas ou do STF.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum