Mesmo com nova convocação de Bolsonaro, apoio ao ato do dia 15 de março cai nas redes

Consultoria aponta que pelo menos 6% dos perfis que apoiaram a mobilização são robôs

Jair Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR
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As investidas do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados na mobilização pelo ato do dia 15 de março contra o Congresso Nacional não estão surgindo efeito nas redes sociais. Um monitoramento feito pela consultoria Quaest revelou que, desde o dia 28 de fevereiro, o apoio ao ato não engata no Twitter.

Hashtags como"Dia15PeloBrasil", "Dia15BrasilNasRuas", "15DeMarcoEuVou" e "Dia15PorBolsonaro" foram analisadas pela consultoria do dia 24 de fevereiro ao dia 9 de março. Ainda, de acordo com a empresa, cerca de 6% dos perfis que publicaram as hashtags são robôs.

De 24 a 27 de fevereiro, a atividade na rede estava em ascensão. O pico foi no dia 27, quando Bolsonaro cobrou votações do Congresso em sua live semanal. A Quaest usa o índice de 0 a 100 para medir a aderência das postagens ao ato. No dia 27, por exemplo, o número chegou a 98,8.

O dia 28 foi o primeiro que começou a registrar queda. O índice da Quaest desceu para 37,9 quando o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, marcou a sessão que discutiria os vetos de Bolsonaro ao Orçamento.

Na semana passada, Bolsonaro fez uma nova investida para atrair apoiadores ao 15 de março. Em Boa Vista, diante de uma plateia de 400 autoridades e simpatizantes, convocou a população aos atos. “É um movimento espontâneo, e o político que tem medo de movimento de rua não serve para ser político”, afirmou. “Então participem, não é um movimento contra o Congresso, contra o Judiciário. É um movimento pró-Brasil".

Contudo, a fala não foi suficiente para animar as redes. No dia de seu pronunciamento, 7 de março, o índice da Quaest sobre as manifestações bateu 6,5, valor muito menor que os 98,8 registrados no dia 27.