Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de julho de 2019, 08h45

Mesmo obtidas ilegalmente, mensagens provam que Moro perseguiu Lula, diz juiz do STF

O magistrado diz ainda que o fato de Moro ter aceitado cargo no governo de Bolsonaro é um indício até mais forte contra ele

Lula em depoimento ao ex-juiz Sérgio Moro (Foto: Reprodução)

Um dos juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) afirma à coluna de Mônica Bergamo desta quinta-feira (25), que o fato de hackers terem produzido provas ilícitas não impede que elas sejam usadas para beneficiar um réu.

O réu, no caso, é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acusa o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, de ter sido parcial e pede a anulação do processo do tríplex.

O magistrado afirma ainda que os diálogos revelados pelo site The Intercept Brasil não seriam a única evidência da suspeição de Moro. O fato de ter aceitado cargo no governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) seria até mais forte do que eles. Um outro ministro vai na mesma linha.

Outros magistrados, no entanto, aprovam a conduta de Moro e seguem na mesma. Dizem que os diálogos não mostraram, até agora, fraude ou ato grave do ex-juiz que justificasse a anulação dos processos em que ele atuou.

A corte segue dividida.

Com informações da coluna de Mônica Bergamo


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum