Militar demite diretores olavistas em seu primeiro dia no comando da Apex

A primeira atitude do contra-almirante Sergio Ricardo Segovia Barbosa como presidente da Arpex, ao demitir os secretários ligados ao ministro Ernesto Araújo, mostra que a guerra entre militares e olavistas segue a todo o vapor

Escrito en POLÍTICA el
A guerra entre o setor "olavista" e os militares no governo Bolsonaro segue a todo o vapor. A primeira ação do contra-almirante Sergio Ricardo Segovia, anunciado como o novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) nesta segunda-feira (6), foi demitir dois diretores ligados ao escritor Olavo de Carvalho. Letícia Catelane, agora ex-diretora de negócios, e Marcio Coimbra, agora ex-diretor de gestão corporativa, foram indicados para o cargo pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, um dos ministros mais próximos ao "guru" bolsonarista Olavo de Carvalho. Eles são apontados como pivôs da crise na agência, que já levou à demissão de outros dois presidentes nomeados por Bolsonaro em apenas cinco meses de governo. "Em breve serão informados os nomes dos novos ocupantes dos referidos cargos, cuja indicação estará sob responsabilidade do Conselho Deliberativo Administrativo", diz um comunicado da Apex que anunciou as demissões. O último presidente da agência, o embaixador Mario Vilalva, saiu após o ministro Ernesto Araújo tirar poderes da presidência e a liberdade nas contratações e demissões. Confira, abaixo, a íntegra do comunicado da Apex.

Nota à imprensa

O senhor Sergio Ricardo Segovia Barbosa assumiu, hoje (6 de maio), a presidência da Apex-Brasil.

Segovia, 55 anos, é Contra-Almirante na Marinha Brasileira. Com reconhecida experiência profissional nas áreas militar, gerencial e governamental, ele trabalhou em Análise de Inteligência, Operações Militares e Logística. Atuou também em Gerenciamento de Emergência e de Riscos, Segurança Marítima, Planejamento Estratégico, Navegação e Operações Marítimas. Além disso, na área de comércio exterior, foi responsável pelos processos de logística e de aquisição internacional, quando encarregado do grupo de recebimento de navio no estrangeiro.

Segovia tem pós-graduação em Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra. É fluente nos idiomas inglês e espanhol.

A chegada do novo presidente implicará em algumas mudanças na Agência, já iniciadas hoje, com a decisão de Segovia de destituir de suas funções os senhores Marcio Coimbra, Diretor de Gestão Corporativa, e Letícia Catelani, Diretora de Negócios.

Em breve serão informados os nomes dos novos ocupantes dos referidos cargos, cuja indicação estará sob responsabilidade do Conselho Deliberativo Administrativo.

Assessoria de Imprensa Apex-Brasil