Ministério da Saúde prevê 354 milhões de doses de vacina contra a Covid para 2022

Os imunizantes Coronavac e Janssen não constam na campanha para o ano que vem; Queiroga afirmou que eles podem ser incluídos se obtiverem registro definitivo na Anvisa

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini/Fotos Públicas
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério da Saúde revelou que estão garantidas para 2022 o total de 354 milhões de vacinas contra a Covid-19 para o Plano Nacional de Imunização (PNI) de 2022.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os imunizantes que devem compor a campanha de vacinação contra o coronavírus no ano que vem serão os da Pfizer e AstraZeneca.

"Quero assegurar que estamos ainda mais fortes para o ano de 2022, para fazer uma campanha mais bem consolidada ainda porque o nosso preparo em 2021 nos conferiu experiência e capacidade do país para produzir vacinas com IFA nacional", disse Marcelo Queiroga.

Como já especulado, a vacina CoronaVac não consta no PNI de 2022. De acordo com Queiroga, se o imunizante produzido pela SinoVac obtiver registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), poderá ser acrescentado à campanha de vacinação.

"O Ministério da Saúde prioriza vacinas que têm registro definitivo na Anvisa. Se outra vacina, como por exemplo a vacina Coronavac, lograr o registro definitivo na Anvisa, pode ser considerada, precisa ser avaliada pela Conitec. A vacina da Janssen, outra também que o registro é emergencial, se lograr registro definitivo pode ser incorporada", afirmou o ministro da Saúde.

CPI cancela novo depoimento de Queiroga

O presidente da CPI do Genocídio, senador Omar Aziz (PSD-AM), declarou que a comissão cancelou novo depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Em reunião remota, a cúpula da CPI decidiu que um novo depoimento de Queiroga “não acrescentaria nada de novo”. Outra questão, é que o ministro respondeu aos questionamentos sobre a imunização para 2022.

Temas