Ministro da Justiça: Juiz que inocentou assassinos do massacre do Carandiru vai à Brasília pra encontro com Bolsonaro

Ivan Sartori é bolsonarista e criou polêmica recentemente ao tentar tomar banho de mar e ser impedido por GCMs

Divulgação/Aojesp
Escrito en POLÍTICA el

Circula em grupo de WhattsApp de juízes que o desembargador aposentado Ivan Ricardo Garisio Sartori, de 62 anos, desembargador aposentado, foi chamado para ir à Brasília, neste domingo (26), pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ).

O nome de Sartori circula há alguns dias como um provável substituto para Sérgio Moro, que pediu demissão na última sexta-feira.

Bolsonarista, Sartori ficou conhecido ao anular o júri dos policiais militares que participaram da invasão do Carandiru, em 92, onde foram mortos 111 presos.

Sartori é ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, se aposentou em 2019 e é pré-candidato a prefeito da Cidade. A assessoria de imprensa desembargador informou que “não há nada decidido”.

Recentemente, o desembargador causou polêmica ao tentar desrespeitar a quarentena imposta pela Prefeitura e correr na praia. Foi abordado e advertido por guardas civis. Sartori não gostou e clamou que a praia é da União, mas acatou a advertência.

Sartori é muito próximo da advogada Karina Kufa, em quem Bolsonaro confia muito. Ela é uma das fundadoras da Aliança pelo Brasil, sigla que tentou transformar-se em partido político, mas que não conseguiu as assinaturas necessárias para ser criado.

Sartori é morador de Santos, litoral de São Paulo. Perguntado pelo Folha Santista sobre o convite, respondeu através de sua assessoria que não “existe nada de concreto, nem nada decidido” nessa questão. Questionada se aceitaria o convite, a resposta foi: “Depende de algumas coisas ainda, mas vamos ver”.

Com informações do Folha Santista