Ministro da Saúde de Bolsonaro minimiza caso de coronavírus em SP: "É uma gripe"

Até esta quarta-feira (26), mais de 80 mil pessoas foram infectadas e 2.708 morreram em decorrência da doença

Bolsonaro e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Foto: Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ignorou a gravidade do primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil e tratou a doença como uma "gripe" que será superada. Até esta quarta-feira (26), mais de 80 mil pessoas foram infectadas e 2.708 morreram em decorrência da doença.

O caso é de um homem idoso de 61 anos, residente em São Paulo, que viajou para a Itália neste mês de fevereiro. Ele já está em isolamento domiciliar.

“Nós vamos nos preparar da melhor maneira. Mas é preciso ter calma. É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência”, disse o ministro da Saúde. “E não podemos perder a noção de humanidade”, completou o ministro, em entrevista ao G1.

Sendo este o primeiro caso da doença na América Latina, o ministro diz ainda que é preciso saber como o vírus vai se portar durante o verão em um país tropical. “Não sabe se por aqui o vírus acelera ou desacelera. Os vírus se comportam de forma diferente no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Esse é um vírus que surgiu em baixa temperatura. Pode não ter o mesmo comportamento. Pode ser para melhor ou para pior”, ressaltou o ministro.

“O Brasil é um país de pessoas mais jovens e está no verão. Esse é um período pouco propício para um vírus respiratório por aqui”, completou.

O Ministério da Saúde divulgará o laudo oficial da investigação às 11 horas desta quarta. O ministro, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, estarão juntos na entrevista coletiva, em Brasília, para falar sobre o caso e anunciar quais providências serão tomadas.