Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de novembro de 2019, 08h32

Ministro do Meio Ambiente diz que desmatamento ilegal zero não deve acontecer

Ele afirma que “qualquer número abaixo do que foi neste ano (que foi recorde) terá sido uma conquista”

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, detém o recorde desta década de destruição da floresta amazônica. Mesmo assim, em entrevista à Folha publicada nesta sexta-feira (29), ele afirmou que, chegar a zero, por se tratar de uma atividade ilegal, não deve acontecer.

Para ele, “qualquer número abaixo do que foi neste ano terá sido uma conquista, uma vez que a tendência é de subida. É preciso ter uma boa estratégia para reverter de uma hora para outra uma tendência de sete anos”.

Ele afirma que, se em 2020 o país atingir um aumento anual do desmatamento inferior a 29,5%, como o constatado entre agosto de 2018 e julho de 2019, “será uma conquista”.

Salles disse também: “em outubro, tivemos o menor índice de queimadas da Amazônia dos últimos 21 anos. Estive em Nova York, Washington, Londres, Paris e Berlim. Ficou claro que havia ali uma questão de desinformação”.

Já sobre o vazamento de óleo que atingiu várias praias do litoral brasileiro, o ministro afirma que o governo federal “usou todos os mecanismos disponíveis desde o começo, entre eles um sistema de radar, satélites e navios-patrulha. A varredura daquela região é muito complicada”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum