Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de março de 2019, 14h19

Ministro investigado por laranjal do PSL em Minas volta a pedir foro especial ao Supremo Tribunal

Advogados de Marcelo Álvaro pedem que Luiz Fux reconsidere a decisão, concedendo-lhe o foro, ou, então, que leve o caso para o plenário da corte, para julgamento dos 11 ministros

Bolsonaro dá posse a Marcelo Alvaro no Ministério do Turismo (Foto: Carolina Antunes/PR)

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, recorreu nesta quarta-feira (6) da decisão de Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou o pedido de foro especial e manteve na primeira instância em Minas Gerais a investigação sobre o esquema de candidaturas laranjas do PSL no estado.

Leia também: Candidata do PSL diz que ministro a chamou para ser laranja e desviar dinheiro

Advogados de Marcelo Álvaro pedem que Fux reconsidere a decisão, concedendo-lhe o foro, ou, então, que leve o caso para o plenário da corte, para julgamento dos 11 ministros.

O ministro do Turismo de Bolsonaro sustenta no recurso que as suspeitas que o envolvem referem-se a fatos ocorridos no exercício de seu mandato como deputado federal, o que lhe daria prerrogativa de foro especial.

Entretanto, o ministro Fux entendeu que a investigação trata de questões exclusivamente eleitorais, sem relação com o mandato do então deputado, e determinou que o inquérito prosseguisse em Minas. O magistrado concordou com a PGR (Procuradoria-Geral da República), que se manifestou contra o foro especial nesse caso.

Em reportagem na edição desta quinta-feira (7) da Folha de S.Paulo, Zuleide Oliveira, candidata a deputada estadual pelo PSL em Minas Gerais disse que o ministro do Turismo a chamou pessoalmente para ser laranja do partido nas eleições 2018, com o compromisso de que ela devolvesse à legenda parte do dinheiro público do fundo eleitoral.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum