Ministro Tarcísio se torna o favorito de Bolsonaro para ser seu vice

O militar da reserva já esteve envolvido em problemas com a PF, quando contratos assinados por ele, no comando do Dnit, foram investigados por suspeita de corrupção

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas - Foto Alan Santos/PRCréditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

De olho na reeleição em 2022, Jair Bolsonaro avalia candidatos para compor a chapa na vice-presidência. Segundo pessoas próximas ao presidente, o nome do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ganhou força e se tornou favorito.

Bolsonaro tem dito a deputados aliados e ministros que não pode errar novamente na escolha do vice, em referência às rusgas que tem tido com o general Hamilton Mourão, de acordo com reportagem de Gustavo Uribe e Daniel Carvalho, na Folha de S.Paulo.

O fato de Mourão falar com a imprensa quase diariamente, o que rende ao vice espaço junto à opinião pública, irrita Bolsonaro desde o início do mandato.

Em represália, o presidente evita receber Mourão em audiências privadas.

Além de confiança e discrição, o perfil que Bolsonaro definiu para o cargo é de alguém que não tenha exercido mandato parlamentar.

Currículo e investigação

O ministro é militar da reserva, formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atuava como consultor legislativo na Câmara dos Deputados e já foi diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Em setembro de 2020, Freitas esteve envolvido em problemas. Contratos assinados por ele, quando comandava o Dnit, foram investigados pela Polícia Federal (PF) por suspeita de corrupção. O ministro não é formalmente investigado, mas o nome dele aparece 17 vezes ao longo das 59 páginas do inquérito.