O que o brasileiro pensa?
27 de maio de 2020, 20h41

Ministros do STF descartam suspensão do inquérito das fake news pedida pela PGR

Augusto Aras, nomeado por Bolsonaro para a função, quer o fim das investigação contra bolsonaristas

Roberto Jayme/Ascom/TSE

O pedido de suspensão do inquérito das fake news apresentado pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, ao ministro Edson Fachin, do do Supremo Tribunal Federal (STF), não foi bem visto entre ministros da Corte.

Segundo o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, a chance da corte atender Aras tende a zero após consultar dois magistrados da Corte.

Um deles teria afirmado que o tribunal está unido para barrar “qualquer tentativa de intimidação” enquanto outro declarou que há “chance zero” de atender ao “estranho” pedido.

No pedido apresentado nesta quarta, o procurador cita uma manifestação feita por ele mesmo no inquérito, no último dia 19, ao ser informado sobre a possibilidade das ações autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes e realizadas hoje. E argumenta não ver crime nos posts em redes sociais dos alvos da operação, considerando “desproporcionais” as medidas de bloqueio das contas em redes sociais.

A operação

Na manhã desta quarta-feira a PF cumpriu 29 mandados de busca e apreensão em cinco estados, autorizados pelo relator da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes. O magistrado classificou a quadrilha como milícia digital e afirmou que a “liberdade não se confunde com irresponsabilidade”

Na decisão, Moraes confirma existência de “Gabinete do Ódio” e lista financiadores de milícia digitalSaiba aqui quem são. Os empresários e blogueiros tiveram as redes sociais bloqueadas, enquanto parlamentares foram impedidos de apagar postagens.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum