Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de fevereiro de 2020, 09h51

Miriam Leitão diz que Bolsonaro ofende o cargo que ocupa: “é assim que as democracias morrem”

Ela ainda pergunta: “até quando as instituições brasileiras permanecerão tão incapazes de responder a um chefe do Executivo que quebra o decoro da instância máxima da República?”

Foto: Montagem

A jornalista e comentarista econômica da Rede Globo, Miriam Leitão, publicou coluna no jornal O Globo, com o título “A Presidência desonrada”, e fez dura fala no Bom Dia Brasil, nesta quarta-feira (19), a respeito das ofensas do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) à repórter da Folha, Patrícia Campos Mello.

Para a jornalista, “Bolsonaro avilta a Presidência da República. Ao caluniar e difamar uma jornalista com uma afirmação machista e uma insinuação sexual, ele não atinge só a Patrícia Campos Mello. Num efeito bumerangue, Bolsonaro desrespeita o próprio cargo que ocupa”. 

Ela ainda pergunta “até quando as instituições brasileiras permanecerão tão incapazes de responder a um chefe do Executivo que quebra o decoro da instância máxima da República?”.

Miriam Leitão lembra que o espetáculo de ofensas se repete todas as manhãs. “A lista dos alvos do presidente é imensa: os governadores, os portadores de HIV, os indígenas, os ambientalistas, a primeira-dama da França, os estudantes, Paulo Freire”.

Ao final, a jornalista faz um alerta: “é assim que as democracias morrem. Elas vão sendo desmoralizadas aos poucos, as instituições vão se omitindo e se cansando das batalhas diárias, as pessoas vão se acostumando aos absurdos. O país passa a achar normal o que é na verdade inconcebível e acaba por aceitar o inaceitável, como um presidente que ofende o cargo que ocupa. E assim nascem as tiranias”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum