Moraes compartilha com CPI dados de investigação sobre fake news

Ministro do STF atendeu a pedido feito pelos senadores em agosto

Alexandre de Moraes – Foto: Rosinei Coutinho/Divulgação STF
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quarta-feira (15) à CPI do Genocídio dados de inquérito sobre o financiamento de fake news. Os membros da comissão haviam solicitado o compartilhamento durante reunião no dia 24 de agosto.

Segundo informações da jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, a CPI pediu acesso ao material para buscar eventuais correspondências entres a difusão de informações falsas sobre a pandemia de Covid-19 com os ataques virtuais promovidos pela rede bolsonarista investigados pelo STF.

A investigação sobre desinformação é uma das vertentes que a comissão parlamentar avançou, apesar de não ter colhidos muitos depoimentos sobre a temática. Quebras de sigilo foram determinadas pelos senadores.

Em agosto, quando Moraes se comprometeu a compartilhar dados, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), celebrou. “Tudo aquilo que se tratar de fake news em relação à propagação de medicamentos que não foram comprovados cientificamente e contribuíram com a morte de brasileiros e brasileiras é de responsabilidade da comissão”, disse Aziz à CNN Brasil.