Moraes determina o bloqueio das redes de blogueiros bolsonaristas investigados por fake news

O ministro ainda enviou ofício a Twitter, Instagram e Facebook pedindo que nenhum post dos deputados investigados seja apagado

Allan dos Santos - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Na decisão em que permitiu uma operação de busca e empreensão contra empresários, blogueiros e parlamentares bolsonaristas e que confirma existência de “Gabinete do Ódio” e lista financiadores da milícia digital, o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de contas nas redes sociais e a manutenção de postagens antigas para que nada seja apagado.

Veja também: Saiba quem são os bolsonaristas alvos da ação da PF contra a milícia digital que propaga fake news

"O bloqueio de contas em redes sociais, tais como Facebook, Twitter e Instagram, dos investigados apontados no item anterior “1”, necessário para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática", diz trecho da decisão expedida pelo ministro.

Os investigados apontados no "item 1" são empresários e blogueiros que estariam envolvidos no esquema. Entre os 17 nomes estão: o blogueiro Allan dos Santos, do Terça Livre; o youtuber Bernardo Kuster; a ativista Sara Winter, que chegou a atuar no ministério de Damares Alves; o empresário Edgard Gomes Corona, dono da Smart Fit; o empresário Otavio Fakhoury, financiador do site Crítica Nacional; o humorista Reynaldo Bianchi Júnior; e o coordenador do Bloco Movimento Brasil, Winston Rodrigues Lima.

Moraes também adotou medidas para preservar as redes sociais dos deputados federais e estaduais investigados. Em ofício enviado às empresas Facebook, Twitter e Instagram, ele pede que nenhum post possa ser apagado.

Os parlamentares em questão são:

Dep. federal Bia Kicis (PSL-DF)
Dep. federal Carla Zambelli (PSL-SP)
Dep. federal Daniel Silveira (PSL-RJ)
Dep. federal Filipe Barros (PSL-PR)
Dep. federal Junio Amaral (PSL-MG)
Dep. federal Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (PSL-SP)
Dep. estadual Douglas Garcia (PSL-SP)
Dep. estadual Gil Diniz (PSL-SP)

A deputada federal Joice Hasselmann, uma das testemunhas citadas pelo magistrado, celebrou a decisão. "Alexandre de Moraes foi cirúrgico: acaba de bloquear as redes sociais dos ativistas blogueiros , entre eles, Allan dos Santos, Bernardo Kuster e Sara Winter", escreveu no Twitter.

Leia aqui a decisão de Alexandre de Moraes