Morando de forma irregular em hotel do Exército, Pazuello irrita generais

Ex-ministro da Saúde ultrapassou os 30 dias permitidos para que oficiais se hospedem no local

Waldir Ferraz, Eduardo Pazuello e Jair Bolsonaro em ato no Rio (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ultrapassou - e muito - os 30 dias permitidos para que oficiais se hospedem no Hotel de Trânsito de Oficiais do Exército, em Brasília.

Segundo informações da coluna de Malu Gaspar, no "O Globo", o general completou um ano e meio de estadia no local, o que tem incomodado os chefes militares.

As regras do HTO dizem que exceções são permitidas desde que com autorização por escrito do comandante da Região Militar ou da unidade gestora do Hotel de Trânsito, o que não aconteceu no caso de Pazuello.

O Exército não se posicionou oficialmente sobre o caso, mas a equipe da coluna apurou que os generais do Alto Comando já alertaram o hoje assessor especial do Palácio do Planalto que gostariam que ele deixasse o hotel. 

O ex-ministro teria, no entanto, se recusado a sair, alegando ter direito à hospedagem. Os oficiais querem que ele se mude para um apartamento funcional, imóvel ao qual servidores em exercício no Poder Executivo têm direito.

A diária no hotel de trânsito é de R$ 85 para os oficiais-generais. Questionada pela equipe da coluna sobre a estadia de Pazuello, a assessoria do Comando do Exército enviou apenas uma nota protocolar informando as regras para hospedagem.

Fontes do Exército disseram que Pazuello tem pago a diária, que além das instalações do próprio hotel dá acesso livre ao Clube do Exército, que fica ao lado. No clube há piscina, quadras esportivas, churrasqueiras e restaurantes. 

Pazuello se mudou para o hotel de trânsito dos oficiais logo que chegou a Brasília, em abril de 2020, para ser secretário-executivo de Nelson Teich. Com exceção de um breve período que passou em Manaus, depois de deixar do Ministério da Saúde, sua casa em Brasília sempre foi o hotel dos oficiais.