Moro diz que Bolsonaro assumiu que queria interferir politicamente na PF

Ex-juiz disse que sofreu uma "violação" com decisão do presidente em trocar o comando da PF

O ministro Sérgio Moro - Foto: Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

O ex-juiz Sergio Moro afirmou, durante coletiva de imprensa convocada por ele nesta sexta-feira (24) para anunciar sua demissão do Ministério da Justiça, que o presidente Jair Bolsonaro disse a ele que a exoneração de Maurício Valeixo da direção da Polícia Federal seria de fato uma "interferência política" na organização.

Em sua fala, Moro também criticou a escolha de Bolsonaro por novos diretores nas superintendências da PF nos demais estados, dizendo que não lhe foi apresentada uma razão técnica para realizar essas substituições.

"Normalmente eu preciso de uma causa, um mau desempenho. Mas o que vi foi um bom trabalho [na PF]. Não é uma questão de nome, tem outros bons nomes para assumir. O problema dessa troca é que haveria uma violação, porque foi garantido que eu teria carta branca, e ficaria claro que teria uma interferência política na organização", disse Moro.

"Ontem conversei com o presidente, falei que seria uma interferência política, e ele disse que seria mesmo", confirmou em outro trecho de sua fala.

Ex-juiz também disse que Bolsonaro insistiu na troca, apesar das resistências. De acordo com ele, o ex-capitão não percebeu "que isso pode levar a relações impróprias entre a PF e o PR".

"Fiquei sabendo da exoneração pelo DOU, em nenhum momento isso me foi trazido. Em nenhum momento o dir apresentou nenhum pedido de exoneração. Eu, sinceramente, fui surpreendido, achei que isso foi ofensivo", continuou.

Em outro trecho, Moro confirmou sua demissão do ministério e abriu espaço para um retorno à política no futuro. "Vou começar a empacotar minhas coisas e encaminhar minha carta de demissão, não tenho como persistir sem que eu tenha condições de trabalho, sem que eu tenha como preservar a autonomia da PF", disse. "Eu sempre vou estar à disposição do país", continuou.