Moro é "rebaixado" em escritório em que foi anunciado como "sócio-diretor"

Em resposta a questionamentos do TCU, a Alvarez & Marsal disse que o ex-juiz é apenas "consultor" e não tem salário fixo

O ex-juiz Sergio Moro - Foto: Lula Marques/Fotos Públicas
Escrito en POLÍTICA el

O ex-juiz federal Sergio Moro parece que sofreu um "rebaixamento" em sua função no escritório Alvarez & Marsal, onde foi anunciado como sócio-diretor em novembro. Em manifestação enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 7 de abril, o escritório afirmou que Moro é apenas um "consultor".

Segundo informações da coluna Radar Econômico, da Revista Veja, a Alvarez & Marsal afirmou que Moro não é diretor da empresa, apesar de seu nome aparecer no site do escritório com função diretiva.

“A remuneração do Sr. Sérgio Moro decorre tão somente dos honorários pagos pela empresa cliente nos específicos casos em que está autorizado a atuar e com base na efetiva prestação de serviços como consultor”, diz ofício enviado ao TCU.

O órgão investiga suposto conflito de interesses na atuação do ex-magistrado, tendo em vista que a Alvarez & Marsal atuou na recuperação judicial do Grupo Odebrecht. A ação foi aberta após a defesa do ex-presidente Lula abrir uma reclamação com base nas mensagens obtidas pela Operação Spoofing.

De acordo com o Ministério Público do TCU, a atuação de Moro poderia se caracterizar um “suposto conflito de interesse do agente que, em um primeiro momento, atuou em processo judicial com repercussões na esfera econômica e financeira da empresa e que, posteriormente, aufere renda, ainda que indiretamente, no processo de recuperação judicial para o qual seus atos podem ter contribuído”.

O ministro Bruno Dantas, relator da ação no Tribunal, reforçou a tese. "O teor dessas mensagens pode trazer valiosas informações para as apurações dos indícios de irregularidades. Soa deveras conflitante que, após ser investida na condição de administradora judicial das empresas do grupo Odebrecht, em 17/6/2019, a Alvarez & Marsal tenha incorporado ao seu quadro societário, em 30/11/2020, o ex-juiz Sérgio Moro”, disse.

Temas

TCU