Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de dezembro de 2019, 16h26

Moro exalta Bolsonaro de olho nas eleições de 2022

Questionado pela base do presidente, o ex-juiz federal tenta se agarrar ao bolsonarismo para manter relevância política

Foto: Marcos Corrêa/PR

Sem o prestígio que já teve no passado, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, voltou a rasgar elogios ao presidente Jair Bolsonaro em evento promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) nesta terça-feira (3) sobre combate à corrupção. Segundo o ex-juiz federal, que pretende se postular à vice-presidência nas próximas eleições, o ex-capitão é “muito íntegro”.

“O presidente Bolsonaro é uma pessoa muito íntegra. Todo mundo que o conhece atesta isso. […] Claro que a gente sabe que numa máquina gigantesca da administração federal podem surgir casos de desvios de conduta, de corrupção, mas, assim, vamos fazer um paralelo com o que acontecia no passado, em que tínhamos esquemas sistemáticos de suborno e de corrupção incrustados na administração pública”, declarou o ministro.

A troca de afagos com Bolsonaro vem em um momento que Moro está um pouco distante dos holofotes, mas busca emplacar a vice-presidência nas próximas eleições. Após a liberação do ex-presidente Lula por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e em meio aos conflitos promovidos por Jair Bolsonaro com objetivo de proteger seus filhos da Justiça, o antes “herói contra a corrupção” hoje ocupa um papel secundário na cena política.

A diminuição do prestígio de Moro reflete, inclusive, na base do ex-presidente. Alguns setores, como os evangélicos, rechaçaram a possibilidade do ex-juiz aparecer como parceiro na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022.

“O ministro Moro tem apoio da mesma base de eleitores conservadores do presidente. É preciso somar, atrair outros grupos”, declarou o deputado Marco Feliciano (Podemos-SP). “Os evangélicos, por exemplo, vão ser disputados a tapa”, continua. “O presidente precisa fidelizar esse grupo”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum