Moro perde para brancos e nulos em segundo turno contra Bolsonaro

Pesquisa Ipespe mostra que o ex-juiz, candidato preferido da mídia tradicional para a “terceira via”, tem o desempenho mais fraco no segundo turno contra o atual presidente

Sergio Moro e Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos), o preferido da mídia tradicional para a chamada “terceira via”, tem o desempenho mais fraco entre todos os pré-candidatos à presidência da República, em um improvável segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). Para piorar sua situação, ambos perdem para os votos brancos e nulos.

Os dados são do levantamento eleitoral do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendado pela XP Investimentos, divulgado nesta quinta-feira (27).

De acordo com a pesquisa, no improvável segundo turno entre Moro e Bolsonaro, os brancos e nulos aparecem em primeiro, com 37%. Só depois surgem Moro, com 35%, e Bolsonaro, com 28%.

Foto: Reprodução

Lula mantém liderança e potencial vitória no primeiro turno

As intenções de voto em Lula (PT) seguem inalteradas e o petista segue líder, com possibilidade de vitória no primeiro turno, nas pesquisas realizadas pelo Ipespe.

Novo levantamento, divulgado nesta quinta (27), mostra que Lula se mantém com 44% nos dois principais cenários, mesmo porcentual do levantamento divulgado no último dia 14. Os outros candidatos, somados, têm 45% das intenções de voto.

No cenário mais provável, com Moro como principal candidato da "terceira via", Lula segue na liderança com Bolsonaro com os mesmos 24% da pesquisa anterior.

Petista vence no segundo turno

No segundo turno mais provável, entre Lula e Bolsonaro, o petista registra 54% das intenções de voto e o atual presidente marca 30%.

O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 25 de janeiro e ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06408/2022.