Fórumcast, o podcast da Fórum
10 de setembro de 2019, 16h21

Moro sai em defesa de aliado de Bolsonaro e pressiona Polícia Federal

Humilhado por Bolsonaro, o ministro agora adota a mesma tática do presidente e tenta ditar os rumos da PF

Moro e Bolsonaro em live (Foto: Carolina Antunes/PR)

O Ministro da Justiça, Sérgio Moro, decidiu embarcar na empreitada do presidente Jair Bolsonaro de interferir na Polícia Federal com o objetivo de defender aliados. Em ofício enviado ao comando da PF Moro cobra investigação sobre “fraude processual” cometida por oficiais ao incluírem o deputado federal Hélio Lopes, o Hélio Negão (PSL-RJ), em investigação “indevidamente”.

Moro pediu a “imediata apuração dos fatos no âmbito administrativo e criminal, com a identificação dos responsáveis”, argumentando que o nome de Hélio teria sido incluído “com o aparente intuito de manipular o governo federal contra a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro”.

Por conta da investigação aberta contra Hélio – que Moro diz ter sido “confundido” com outra pessoa de mesmo apelido -, Bolsonaro interveio na PF do Rio e exonerou o superintendente Ricardo Saadi. Moro era contrário à interferência, mas pouco fez, mesmo recebendo pressões de delegados da corporação e do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo.

O ofício de Moro foi enviado exatamente no primeiro dia das férias de Valeixo, e teve como destinatário o diretor-geral em exercício da Polícia Federal , Disney Rossetti. Há uma forte possibilidade do titular do cargo se demitir e não voltar mais.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum