Moro solta nota sobre decisão do STF onde ignora interferência eleitoral contra Lula

Segundo a Corte, o ex-juiz, que instruía o processo, incluiu a colaboração de Palocci com o objetivo de afetar o primeiro turno das eleições de 2018

Sérgio Moro - Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Escrito en POLÍTICA el

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro divulgou nota através do site O Antagonista, conhecido como porta-voz da operação Lava Jato, sobre a decisão da Segunda Turma do STF que retirou a delação de Antonio Palocci de ação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na nota, Moro afirma que sua sentença condenando Lula é de julho de 2017, “em outra ação penal e muito antes de qualquer campanha eleitoral”.

Segundo a Corte, o ex-juiz, que instruía o processo, incluiu a colaboração de Palocci com o objetivo de afetar o primeiro turno das eleições de 2018. A corte reconheceu “quebra de imparcialidade” de Moro.

“Relativamente às afirmações efetuadas pelos Ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski sobre parcialidade no julgamento do ex-Presidente Lula, cabe respeitosamente informar:

a) O ex-Ministro Antonio Palocci já havia prestado depoimento público na mesma ação penal sobre fatos atinentes ao ex Presidente, portanto a inclusão da delação não revelou nada novo;

b) A inclusão da delação no processo visou a garantia da ampla defesa, dando ciência de elementos que eram relevantes para o caso e que ainda não haviam sido juntados aos autos, como exposto no despacho;

c) Eu, como juiz, sequer proferi sentença na ação penal na qual houve a inclusão da delação de Palocci;

d) a sentença condenatória contra o ex Presidente que proferi é de julho de 2017, ou seja, foi em outra ação penal e muito antes de qualquer campanha eleitoral, sendo ainda confirmada pelo TRF4 e STJ.”