Morre de Covid vereador bolsonarista que queria desobrigar máscaras

Thiarles Santos, de Uberlândia, apresentou projeto antimáscaras

O vereador Thiarles Santos (PSL), de Uberlândia (MG), morreu em decorrência da Covid-19 ao 34 anos nesta sexta-feira (17). O vereador era um fervoroso apoiador do presidente Jair Bolsonaro e crítico à obrigatoriedade do uso de máscaras contra a doença.

Segundo informações de Rodrigo Scapolatempore, do Uol, o parlamentar fez uma publicação anti-máscaras no mesmo dia que testou positivo para a doença, em 16 de agosto.

“Fim do uso das máscaras. Jamais irei fazer qualquer distinção entre vacinados e não vacinados. Vamos lutar pelo não uso de máscara quando tivermos com 70% de vacinados, ou já tiverem contraído a doença”, defendeu.

O vereador protocolou projeto de lei contra as máscaras no dia 13. Na matéria, Thiarles alega que “ar quente dentro da máscara pode dificultar a respiração e desencadear crises respiratórias, como crises de asma”. “Se a máscara for muito apertada, pode desencadear ansiedade, alterando padrões respiratórios e causando muito desconforto”, disse ainda.

Enquanto o parlamentar estava internado, a equipe de seu gabinete fez publicações nas redes reforçando o apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Integrantes do gabinete foram a motocada do presidente na cidade e aos atos golpistas do dia 7 de setembro.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR