Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de setembro de 2019, 13h58

Morre ex-governador Alberto Goldman

Ex-comunista, ele acabou se tornando governador pelas mãos de José Serra e se tornou adversário figadal de João Doria

Goldman. Foto: Divulgação

O ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman, faleceu neste domingo (1). A informação foi confirmada por sua assessoria.

Goldman tinha 81 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de passar por uma cirurgia no cérebro há duas semanas.

Ex-comunista e filiado ao PSDB, Goldman deixa esposa, cinco filhos e quatro netos.

Trajetória

Iniciou sua trajetória política na década de 1950, quando foi um dos líderes do movimento estudantil do PCB contra a ditadura militar.

Passou pelo MDB antes de se filiar ao PSDB, em 1997. Também foi ministro dos Transportes de Itamar Franco.

Em 2006, foi eleito vice-governador de São Paulo na chapa encabeçada por José Serra. Goldman assumiu o cargo de governador entre abril e dezembro de 2010, quando Serra disputou a presidência da República.

No final de 2017, passou a protagonizar brigas públicas com o hoje governador João Doria, então prefeito da capital paulista,  que tentava emplacar sua candidatura à presidência em 2018.

Doria foi muito criticado por Goldman por viajar muito, o que, para ele, significava “falta de comprometimento com a cidade”. Doria respondeu por meio de um vídeo, afirmando que Goldman era um “fracassado” e que esteve “a vida inteira na sombra” de Orestes Quércia e José Serra.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum