Morre Gilson Menezes, o primeiro prefeito da história do PT

Gilson foi um dos líderes da histórica greve de 1979

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Morreu na madrugada deste domingo (23), o metalúrgico Gilson Menezes, um dos fundadores e primeiro prefeito do Partido dos Trabalhadores. domingo (23) aos 70 anos. A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal de Diadema, que decretou luto oficial de 3 dias na cidade.

Ele estava internado em São Bento do Sul (SC) na espera de um transplante de rim. O corpo do ex-prefeito será velado a partir das 16h deste domingo na Câmara Municipal de Diadema, e o sepultamento está previsto para acontecer às 10h desta segunda-feira (24).

O PT soltou uma nota de pesar. Veja abaixo:

Nota de pesar pelo falecimento do companheiro Gilson Menezes

É com profundo pesar que a direção Municipal do Partido dos Trabalhadores comunica o falecimento na data de hoje, 22 de fevereiro de 2020, de um de seus fundadores Gilson Menezes.

A morte ocorreu às 0h30. Segundo informações, Gilson estava em Santa Catarina há quatro meses na busca de um transplante de rim, porém, o caso era grave.

Baiano da cidade de Miguel Calmon (360 km de Salvador), Gilson Menezes nasceu no dia 16 de julho de 1949. Chegou em Diadema com 11 anos de idade, por coincidência, exatamente no primeiro ano completo de emancipação.

Metalúrgico, trabalhou na Petri e na Scania. Na montadora foi um dos líderes das históricas greves de 1979 que não só entraram na história da luta dos trabalhadores, mas também no combate à Ditadura Militar (1964-1985).

Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), *em 1980, entrou na história da legenda por seu o primeiro militante do partido a vencer uma eleição e se eleger o PRIMEIRO PREFEITO DO PT*. Foi eleito com 23.310 votos, ao lado do vice, Paulo Afonso da Silva (PT).

A passagem marcante pela Prefeitura de Diadema entre 1983 e 1988 o credenciaram a tentar uma vaga como deputado estadual.

Foram dois mandatos, sendo o segundo incompleto, pois em 1996, pelo PSB, foi eleito novamente prefeito com 88.439 votos.

Junto com o Companheiro Mario Reali foi eleito vice-prefeito de Diadema.

Companheiro Gilson Menezes, presente, agora e sempre.

Partido dos Trabalhadores

Diretório Municipal de Diadema