Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de janeiro de 2020, 08h21

Morre Ibsen Pinheiro, presidente da Câmara durante impeachment de Collor

m 1994, após cassar Collor, teve seu mandato cassado pela CPI que investigou as irregularidades no Orçamento da União.

O ex-deputado Ibsen Pinheiro (MDB-RS), responsável por conduzir a Câmara dos Deputados em um dos períodos mais turbulentos da República após a redemocratização, morreu ontem aos 84 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória enquanto era atendido no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre.

Ibsen foi responsável por abrir o processo de impeachment que destituiu Fernando Collor do Planalto, em 1992. Formado em jornalismo, ele também exerceu carreira na área do Direito, como advogado, procurador de Justiça e promotor. Na política, foi vereador, deputado estadual e deputado federal.

Em 1994, após cassar Collor, teve seu mandato cassado pela CPI que investigou as irregularidades no Orçamento da União. Ele foi acusado pela revista Veja de participar do Escândalo dos Anões do Orçamento, um esquema de desvio de verbas, e condenado a ficar afastado da vida pública por oito anos.

Em 2000, o Supremo Tribunal Federal arquivou este processo de sonegação fiscal e Ibsen voltou à vida pública.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum