Rolezinho caro: motociata de Bolsonaro em SP custou quase meio milhão

Passeio improdutivo na capital paulista em 12 de junho deixou uma conta bem salgada para os contribuintes. Gastos foram pagos com cartão corporativo

Imagem: Redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

As voltinhas aleatórias de moto do presidente Jair Bolsonaro pelo Brasil têm custado caro aos contribuintes. No passeio realizado em São Paulo no dia 12 de junho, por exemplo, foram gastos R$ 476.393,35 nos preparatórios para o evento, que se repete em várias cidades do país, sempre aos sábados.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria-Geral da Presidência da República, foi o cartão corporativo da Secretaria Especial de Administração (SA/PR) que custeou as faturas que somam quase meio milhão de reais gastos na brincadeira do chefe do Executivo federal.

As informações foram disponibilizadas ao deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que solicitou a liberação dos dados por meio da Lei de Acesso à Informação. O parlamentar também questionou quem são os participantes desses atos que têm seus gastos pagos com dinheiro público, nas esse questionamento não foi respondido pela Secretaria-Geral da Presidência, que alegou tratar-se de assunto sigiloso.

O governo de São Paulo, à época da motociata ocorrida na capital, já havia divulgado que R$ 1,2 milhão foram gastos dos cofres estaduais pela Secretaria de Segurança Pública para garantir a segurança de Bolsonaro e seus seguidores durante o passeio.

Os eventos sobre duas rodas organizados pelo presidente já foram realizados em São Paulo, Presidente Prudente, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis e Chapecó. Não são poucos os críticos dos rolezinhos de fim de semana organizados pelo ocupante do Planalto, já que os seguidores bolsonaristas e autoridades que participam dos encontros não utilizam máscaras e promovem aglomerações, contrariando as medidas sanitárias preconizadas para evitar o contágio da Covid-19.