Mourão admite que governo reconheceu “tacitamente” a vitória de Joe Biden

Vice-presidente não quis comentar sobre as supostas fontes que Jair Bolsonaro alegou para justificar sua suspeita de possível fraude nos resultados eleitorais dos Estados Unidos

Em entrevista realizada nesta sexta-feira (4) ao canal de Youtube do jornalista Paulo Roque, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o governo brasileiro reconheceu “tacitamente” a vitória de Joe Biden, candidato do Partido Democrata, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

O ex-general também disse que a diplomacia brasileira já está buscando contato com representantes de Biden, e que a postura do Palácio do Planalto se tornará oficial “no momento certo”, sem especificar quando isso vai acontecer e nem que fatores impedem que isso aconteça agora.

Sobre o porquê desse excesso de pragmatismo, Mourão explicou que “é uma questão que, vamos dizer, tacitamente isso já ocorreu. Acredito que no momento que o presidente (Bolsonaro) julgar necessário, ele vai estabelecer as ligações, que acredito que por via da nossa embaixada em Washington já estão sendo feitas com representantes do novo governo americano”.

Quando Roque perguntou se Bolsonaro teria uma postura diferente se o vencedor tivesse sido Donald Trump, a resposta de Mourão foi ainda mais evasiva: “é uma pergunta que deixo para posteridade”.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR