Mourão contraria Bolsonaro e diz que governo vai comprar vacina chinesa contra Covid-19

De acordo com ele, declaração do presidente sobre não comprar o imunizante é "briga política com o Doria"

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O vice-presidente Hamilton Mourão desmentiu o presidente Jair Bolsonaro e disse que o governo federal vai comprar a Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida pela China em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com ele, a declaração do ex-capitão sobre não comprar o imunizante é "briga política com o Doria".

"Essa questão da vacina é briga política com o Doria. O governo vai comprar a vacina, lógico que vai. Já colocamos os recursos no Butantan para produzir essa vacina. O governo não vai fugir disso aí", disse Mourão em entrevista à revista Veja.

Mourão disse ainda que não tem receio em tomar a CoronaVac, caso seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na entrevista, ele disse ainda que a China é uma "potência global, que pratica um capitalismo de Estado", em tentativa de dar credibilidade ao país asiático.

Na semana passada, Bolsonaro afirmou não confiar na Coronavac porque ela era feita no país asiático e disse que o imunizante não seria adquirido pelo Brasil, o que desautorizou a intenção do Ministério da Saúde de comprar 46 milhões de doses da vacina.

Mesmo assim, o Instituto Butantan já fretou seis aviões para transportar exclusivamente a matéria-prima usada na Coronavac, a vacina chinesa que será fabricada também no Brasil.