Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de junho de 2019, 15h59

Movimentos de mulheres do Ceará repudiam homenagem a Damares

Proposta que prevê tornar a ministra cidadã cearense tramita na Assembleia Legislativa do estado, o que desagrada várias entidades ligadas ao direito da mulher

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Vários grupos ligados a movimentos organizados de mulheres do Ceará divulgaram, nesta sexta-feira (7), nota de repúdio contra a proposta que tramita na Assembleia Legislativa do estado para homenagear a ministra Damares Alves com o título de cidadã cearense.

Vejam abaixo a íntegra da nota:

Os movimentos organizados de mulheres do Ceará repudiam a proposta que tramita na Assembleia Legislativa para homenagear com o título de cidadã cearense a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro, Damares Alves.

Tal propositura ofende a todas as mulheres que com muita luta e dignidade vem enfrentando o machismo e tentando mudar a cultura do patriarcado que considera a mulher uma propriedade dos homens.

A ministra tem se destacado por suas posições preconceituosas em relação ao empoderamento das mulheres. “A mulher deve ser submissa ao homem no casamento”; “as agressões às mulheres são decorrentes da ideia que homens e mulheres são iguais: já que a menina é igual, ela aguenta apanhar”; “menino veste azul e menina veste rosa”, são algumas das opiniões manifestadas por quem deveria estar lutando por nossos direitos e não contra eles.

Além desses posicionamentos, a ministra é uma das principais responsáveis pelo desmonte das políticas sociais do governo Bolsonaro, trazendo de volta a indigência e a miséria para a grande maioria da população brasileira.

Diante disso, nos colocamos contra essa homenagem que só vem a desvalorizar nossa cidadania e conclamamos que as/os parlamentares retirem a assinatura do projeto de lei 355/19, ora em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará.

Coletivo Estadual da Secretaria de Mulheres do PT Ceará

Coletivo Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT-CE

Marcha Mundial de Mulheres

Secretaria de Igualdade e Diversidade – Sindicato dos Bancários do Ceará

Coletivo Feminista Mulheres do Ceará com Dilma

Mulheres de Axé e Saravá da Renafro Ceará

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum