MP do TCU pede suspensão da compra de vacinas da Índia

Pedido apresentado nesta sexta defende que o valor seja destinado a imunizantes testados no país, como o da Pfizer

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O subprocurador-geral do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado, enviou ao tribunal nesta sexta-feira (26) um pedido de suspensão da compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, da Índia, pelo Ministério da Saúde com uma empresa que está no centro de um escândalo de corrupção e que possui um histórico de problemas com fornecimento de materiais na área da saúde.

“A aquisição de vacinas ainda não testadas atrasa ainda mais a vacinação dos brasileiros e coloca em risco a vida de milhões, no momento em que enfrentamos a pior fase da doença, com o recorde de mortes diárias atingido recentemente”, sustenta o procurador.

Furtado critica o fato do governo investir em um imunizante que não foi testado no país e não teve nenhuma apresentação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), enquanto ignora vacinas testadas e aprovadas no país, como é o caso da Pfizer.

Para o procurador esse valor destinado à Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda, que representa no Brasil o laboratório indiano Bharat Biotech, deve ser redirecionado "para a aquisição de vacinas com eficácia comprovada, já existentes no mercado, a exemplo da vacina Pfizer".

“O governo federal e o Ministério da Saúde têm dado as costas para as recomendações técnicas da comunidade científica e de respeitadas instituições internacionais baseadas em criteriosos estudos”, disse ainda.

Com informações da CNN Brasil e do Uol